Capoeira levada a sério, claro que não é no Brasil

Os australianos adoram Capoeira, é incrivel como esta modalidade é levada a sério por aqui.
É claro que 80% dos capoerista são brasileiros.
Os capoerista que sairam do Brasil e vieram tentar a vida por aqui estão se dando muito bem e o melhor, ganhando dinheiro e vivendo com o que gostam de fazer.
Tem até Brasileiro contrato pelo governo Australiano para divulgar e trabalhar a modalidade nas escolas públicas.
Na semana passada fiquei sabendo que tem escola de curso técnico, com duração do curso de até 18 meses. Escola séria, reconhecida pelo governo, com 20 horas aulas semanais, uma grade curricular e apresentação de tirar o chapéu.
Agora vocês não imaginam o quanto eu questionei e pensei sobre isso. E a pergunta que rodava na minha cabeça era:
- Como aqui na Austrália (do outro lado do mundo) tem até curso técnico para ser capoerista profissional, reconhecido pelo governo e nós que somos os melhores no mundo nisso não temos nada parecido, nem mesmo damos o devido valor para tal atividade?
Após intermináveis conversas com o Má, chegamos a conclusão que há dois fatores chaves para que a Capoeira no Brasil não se tenha a atenção:
O primeiro: - Claro, somos o país do futebol e somente esta atividade esportiva tem valor e reconhecimento. E o segundo: - Que Capoira no Brasil é "carne de vaca", afinal ginga está no DNA do brasileiro.
Tem um brasileiro na minha sala que foi capoerista há anos no Brasil, mas teve que sair do país pois não dava pra viver com o que ganhava, e ele gosta tanto do que faz que era impossível viver deste ofício lá. Faz seis meses que ele está aqui, se mantendo com a Capoeira, e não preciso dizer que ele nem pensa em voltar a morar no Brasil. Segundo ele, volta ao Brasil apenas para visitar a família.

"...Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...
Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará..."
Vinicius de Moraes
0 Responses

Postar um comentário